sexta-feira, 1 de maio de 2009

Bagunça



As condições da minha casa sempre refletem a minhas condições. Roupas jogadas pelo chão, louça empilhando na pia, cama desarrumada. Dentro dos armários e gavetas, tenha medo. Às vezes me baixa uma entidade limpadora e eu saio arrumando tudo o que vejo pela frente, numa tentativa desesperada de fazer as coisas fazerem sentido, encontrarem seus lugares no mundo. Mas, o comum, é ficar tudo onde está, cumprindo seu papel inercial de imobilidade. Tudo parado no seu lugar, esperando um evento metafísico acontecer e mudar sua realidade. A espera me agonia. Esperar sem saber o que se espera. Mas se espera.

É claro que sempre existe a possibilidade de ajuda externa. Uma pessoa mágica que surge, entra na sua casa - faz plim! - e tudo vai pro seu lugar. Na minha casa isso acontece às quintas-feiras. Saio de casa, deixo a chave na caixa do condominio, e quando volto está tudo limpo, organizado, visualmente em paz. Mas o caos permanece. Não importa quantas pessoas você contrate, as suas gavetas, só você pode arrumar.

Acho incrível como todos nós vivemos e somos impulsionados pelo visual. Pia limpa, cama arrumada, chão limpo igual a casa em ordem. Daya limpa, sorriso no rosto, falando besteiras igual a Daya em ordem. Essa noção de ter uma intimidade inacessível, de ter gavetas trancadas que você é a única pessoa que tem a chave, dá uma dessas sensações incomparáveis de poder e de solidão. Ser capaz de ser e ninguém mais saber. De estar, e ninguém mais saber.

Minha casa é linda, cheia de pequenas coisinhas charmosas espalhadas em cantinhos estratégicos. Ela, vez por outra, fica uma bagunça, com tudo espalhado por lugares diferentes daqueles que originalmente são os seus. Mas toda quinta-feira, magic happens. Tudo fica visualmente confortável. Y todo esta en calma.

Desde que não se abram as gavetas. E que não se olhem dentro dos armários.

2 comentários:

  1. Caracoles... minha casa tá uma zona, eu deliberadamente desisti de limpar tem um tempinho. e hoje acordei com vontade de faxinar, limpar o porta-sapatos, atrás da privada, o cantinho dentro do armário que não vê luz faz tempo... Cansei de esperar, descansei o suficiente, curti o conforto da cama e minhas bagunças todas ao redor, e hoje vai ser o dia!
    Adorei o texto, me senti menos sozinha na solidão dos meus furacões por aqui!

    Beijos, linda.

    ResponderExcluir
  2. é... e pelo visto tá tudo bem trancadinho mesmo, porque eu só percebi que tinha algo diferente quando você precisou usar uma das gavetinhas...

    meu "quarto" também tá uma zona. principalmente os armários e as gavetas... a cama está feita, a escrivaninha espaçosa e o chão brilhando...

    mas tudo vai melhorar! ojalá que si!

    ResponderExcluir