terça-feira, 21 de abril de 2009

Em Brasília.


Deixo Madrid. Com o coração apertadinho, mas tranqüila. Volto pra Brasília. Morrendo de saudades e com o sangue correndo rápido nas veias.

Me imagino chegando, saindo do aeroporto, Brasília. O cheiro do ar, a janelinha do carro, o eixão, o túnel da rodoviária, asa norte. Vejo, reconheço, revivo. Tudo tão familiar. O portão, a fada, casa, quarto, banheiro, cozinha...

Mas, de repente, me dou conta que estou deixando Madrid e isso me dói. As minhas coisas, os meus amigos, a minha grana, a minha casa. Isso fica. E não sei como vai ser a ausência disso. Me acostumei a viver só.

Ao mesmo tempo, penso na hora do almoço lá em casa. Reunidos, o mesmo velho assunto: os problemas do Brasil. A comida da mãe, o chimarrão, o “jardim de inverno”. Saltar a janela do meu quarto. Meu coração dispara e as minhas mãos tremem. Tamanha é a emoção que sinto. Me falta o ar.

Aí respiro fundo e olho ao meu redor. O mini-apartamento já bem mais vazio. Clima de mudança. A sensação de estar fechando um ciclo e começando outro. E esse processo é doloroso...

Penso em Brasília ensolarada. Uma tarde na beira do Lago. Nadar! Bater papo e relaxar. Tomar um banho quente e cervejinha com os amigos, no Beiras, é claro!. Depois, samba! Que saudade de dançar e dançar e dançar...

Aqui não toca música de dançar juntinho! É cada um por si. Há pouco contato físico. Muito mais que em Boston, eu imagino (!), mas menos que em Brasília. O que falta por aqui é o abraço. As pessoas não se abraçam. Eu é que abraço as pessoas. Algumas recuam, assustadas.

Penso na lista enorme de abraços que vou dar e receber dentro de uns dias. Sentir o cheiro das pessoas outra vez! Frio na barriga. O coração volta a bater rápido!

4 comentários:

  1. É um vai e volta de emoções, né? Novamente, dá pra ver pelos dois lados - que saco ter que escolher uma cidade, um estilo de vida, um samba, uma marca de cerveja... hehe! Ou que bom! Sinal de que as boas opções são várias, e se dói de saudades, é porque foi bom!

    Pra mim é meio inevitável estar sempre pensando em onde vai ser meu próximo passo, se quero fazer vida por aqui, se quero ir pra pernambuco, ou comprar um apartamento no plano e ter meus filhos pelo planalto central mesmo...

    E a vontade de sair de Nova Iorque se mistura à essa mesma dorzinha ao pensar em sair de Nova Iorque!

    Mas, aproveite tudo! A dorzinha da saída e a alegria da chegada por lá - é maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  2. Brasilia eh bom, abraco tambem. E europa, sempre da pra voltar. To passando pelo mesmo processo, eh duro mesmo. Mas o beiras e a dom bosco compensam :-)

    ResponderExcluir
  3. LINDA!

    Coisa mais linda! Até o meu coração foi acelerando enquanto lia o teu texto. É claro, compartilho dessas emoções contigo...

    Aliás, já as vivi! E digo, é isso mesmo, é assim mesmo. A sensação de estar em casa, home!, é imensa. Imensa.

    Há mais conforto no respirar. É uma delícia.
    E você não deixa Madrid não! Ela vai ficar aí onde está, bonitinha, esperando o dia que você quiser voltar.

    Você é que muda, cresce, foge, volta, abandona, fecha ciclo, abre ciclo nessa vida sem dono...
    Isso dói às vezes. É dor boa.

    Te amo te amo te amo.
    Era só o que pensava enquanto te lia!

    Beijos da Tita.

    ResponderExcluir
  4. Querida Marieta o meu recadinho ficou com MariPaz. Beijo Firmo Guerra.

    ResponderExcluir